Fimose na infância

A fimose é a incapacidade de retrair a pele (prepúcio) que cobre a cabeça (glande) do pênis. Pode ser divida em duas: fisiológica e patológica.

Fisiológica é aquela que os bebês nascem com o prepúcio “apertado” e colado a glande, 90% dos meninos conseguem retrair completamente o prepúcio aos 3 anos de vida. Os cuidados nesta fase passam por uma retração (muito) suave com limpeza da pele durante as trocas de fraldas ou banho, importante lembrar que o prepúcio não deve ser retraído à força

Patológica ocorre devido a cicatrização, inflamação e/ou infecção e pode ser consequência de uma retração forçada do prepúcio levando a sangramentos, cicatrizes e traumas psicológicos para a criança e, consequentemente, para os pais.

Tratamento :

Objetivo de permitir mobilidade do prepúcio para higiene e proteção da glande

Indicação de tratamento: dificuldade de urinar, inchaço do prepúcio ao urinar ,  infecções e ausência de retração após 3 anos. O tratamento depende da criança e gravidade e passam por 3 opções: retração suave diária, pomadas de corticoides ou cirurgia  (postectomia).

As pomadas com corticoides ajudam a amolecer e fornecer elasticidade a pele ao redor do pênis, facilitando a retração. Em geral, são realizados ciclos de aplicações e reavaliações rotineiras para acompanhar o progresso.

Indicações da postectomia :

• insucesso do tratamento clínico
  • opção para reduzir chance de infecções urinárias e balanopostites
  • parafimose por garroteamento do pênis, provocando grande edema e isquemia