CLÍNICA LUNA
Vacinação na
Infância e Adolescência
VACCINE IMMUNIZA
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Elas protegem o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.
As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados. Quando a pessoa é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz uma defesa, os anticorpos. Esses anticorpos permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro. Isso se chama imunidade.
Importância da
Vacinação
Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
VACINAS SÃO SEGURAS E EFICAZES
As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.
Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa.
Vacinas Disponíveis
A primeira dose da vacina Hepatite B deve ser aplicada idealmente nas primeiras 12 horas de vida.
Esquema vacinal: Inclui, três doses: ao nascimento, 2 meses e 6 meses de vida; estando indicado esquema (0,2,6 ) , não só para bebês, mas também para qualquer faixa etária.
Prematuros com menos de 2000g ou 33 semanas de gestação: recomenda-se obrigatoriamente 4 doses, sendo a primeira com 12 a 24horas de vida, a segunda com 1 mês de vida, a 3º dose um mês após a segunda dose e a 4 dose, seis meses após a primeira dose.
Apresentações:
- A vacina é apresentada de forma isolada ou combinada com a vacina contra o vírus da Hepatite A.
- Vacina Simples: Vacina hepatite B infantil e adulto;
- Vacinas Combinadas: Vacina Hepatite A e B;
- Vacina Hexavalente (combinada): Tríplice acelular (DTPa) + Hib + IPV (poliomielite) + Hepatite B (infantil);
Via de administração: Intramuscular (IM)